fbpx

FESTA ELETRÔNICA BRASILEIRA É RECRIADA EM AMBIENTE VIRTUAL

/ Matéria

No início de 2020, o mundo chacoalhou e todo mundo se viu obrigado a inventar um novo ângulo para continuar experimentando a vida. A pandemia COVID-19 afetou tudo e a todos de uma forma nunca vista antes, e em meio a todas as mudanças que têm acontecido, a indústria musical e do entretenimento são um dos setores que mais vêem de perto os reflexos da pandemia. 

Mas foi em meio a este cenário delicado que um núcleo dedicado à música eletrônica conseguiu encontrar o equilíbrio entre o respeito com o momento pela qual o mundo está passando, ponderando o tom festivo e dividindo suas forças para ajudar quem mais precisa e, ao mesmo tempo, continuar levando alegria para seu público fiel, tudo isso através de uma festa eletrônica virtual que tem em seu core uma campanha social.

O núcleo Gop Tun vem construindo uma relação de amor com a música eletrônica de São Paulo há quase uma década. Sempre detalhistas, atenciosos com o público e seletivos no line-up, foram os responsáveis por trazer pela primeira vez ao Brasil o Dekmantel, festival de música holandês aclamado internacionalmente.

Das Gopinhas no terraço do Shopping Light, ou das edições maiores feitas em locais inusitados no Centro da capital paulista, o grupo conquistou um espaço especial no cenário da dance music, trabalhando sempre com seriedade e respeito ao mundo da arte, promovendo atualmente uma das melhores curadorias de eventos no país e apresentando conceitos inovadores através dos seus ambientes de festa e sonoridades envolvidas.

E é exatamente nessa pegada que a Gop Tun, em conjunto com o estúdio criativo Sala28 (responsáveis pelos projetos de iluminação das festas reais da Gop) vão lançar um dos projetos mais audaciosos que a cena eletrônica nacional já viu, transformando um dos espaços de festas de e-music mais tradicionais de SP numa pista de dança online: vai rolar a primeira Gop Tun em ambiente virtual.

A Gop Tun apresenta a “Dimensional Theory of Dance”, e para ajudar a esclarecer todos os detalhes, falamos com Caio Taborda (da Gop Tun) e com Rodrigo Machado (da Sala28) e compartilhamos em primeira mão tudo o que você precisa saber para participar dessa experiência digital inédita no Brasil.

– A Ideia Ousada

Os primeiros impactos causados a partir da pandemia foram sentidos por todos, mas é claro, de formas diferentes. Para a galera da Gop Tun o baque também veio, mas felizmente, o período de distanciamento social e isolamento serviu para reflexões sobre como se reinventar enquanto indivíduos, enquanto projeto e, mais importante ainda, enquanto causa social.

“A gente deu um tempo pra enxergar as coisas acontecendo e ver outras iniciativas pra que pudéssemos tomar uma decisão um pouco mais certeira em relação a o que a gente iria fazer, como que a gente iria se reinventar. Tomamos este primeiro momento pra pensar no próximo mais do que na gente, e obviamente, para dar um tempo pra cabeça também; dar uma ventilada e vir com ideias que fizessem sentido, já que a vida como estava acontecendo antes era completamente diferente do que é agora, e os projetos também têm que ter um approach novo”, expôs Caio.

Se o centro de São Paulo é a alma da Gop, a Fabriketa talvez seja o coração. O cenário de concreto inserido no meio urbano será mais uma vez o espaço onde os fãs poderão desfrutar seis horas ininterruptas de boa música na festa virtual que acontece na sexta-feira (19) a partir das 20h

O acesso à rave digital será gratuito, uma oportunidade ótima tanto pra quem está com saudades de se soltar numa pista eletrônica, quanto para quem sonha em conhecer o rolê da dance music e ainda não teve a chance. Para participar, basta fazer a inscrição prévia no site http://virtual.goptun.com.br. Com o cadastro efetivado, o usuário receberá todas as informações e instruções necessárias para aproveitar o evento da melhor forma possível.

FABRIKETA 3D E AMBIENTES DIGITAIS

Todos estamos sentindo falta dos encontros físicos saudáveis entre pessoas, mas enquanto isso não for possível, encontros virtuais nos aproximam de quem a gente ama, e das coisas que a gente gosta. Essa é a proposta da Gop Tun Virtual.

Pensando em proporcionar ao público a melhor experiência possível, a Gop Tun e a Sala28 idealizaram juntas todos os componentes para que o ambiente da festa levasse o usuário às melhores lembranças de bailes passados, e avivasse também a esperança de logo logo viver mais momentos eletrônicos juntos. Por isso, a escolha do local não teve dúvida – a Fabriketa seria o cenário perfeito.

“Pelo fato do pessoal da Sala28 já ter todo o mapeamento da Fabriketa, pelas edições passadas feitas lá com a Gop, e ser um lugar super icônico, a venue que mais nos recebeu durante esses oito anos, a gente chegou à conclusão de recriar um espaço que já existe, que as pessoas já conhecem de cór e salteado e que tem super a cara do Gop. Acho que a ideia da Fabriketa 3D é o grande diferencial do projeto. Você tem um ambiente lúdico, de certa forma, mas conhecido por todos. Acredito que isso acaba sendo legal, porque as pessoas não estão perdidas num ambiente completamente novo pra elas; elas sabem como é o espaço ali”, Caio explicou.

Para Rodrigo e a galera da Sala28, a Fabriketa é um lugar mágico, e realizar esse evento virtual é a chance de apresentar o lugar de um jeito que sempre sonharam, mas que na realidade física seria quase impossível. Ele ainda nos explicou que o processo de digitalização do ambiente e das performances dos DJs é complexo, com renderings bem pesados, e que desde o início da ideia, lá por meados de abril, já contabilizaram cerca de 200 horas de trabalho no projeto.

“Sempre foi um lugar emblemático pra gente; conhecemos cada cantinho de lá. Em todos esses anos, todos os processos pelos quais passamos com as festas da Gop que aconteceram na Fabriketa, tivemos a oportunidade de mapeá-la no ambiente computacional. Esse novo projeto foi um desafio, mas ao mesmo tempo instigante. Estamos gostando bastante de fazer!”

Tal qual os rolês físicos, dentro da Fabriketa digital a pista certamente será o ponto de encontro central. Ali, o clima se dará por conta do design futurístico, mas sem perder a essência disco da Gop, projetado pela Sala28, e a cabine dos DJs garante ferver noite adentro ao som dos Gopers Caio T, Gui Scott, Nascii e TYV. Entre as tecnologias utilizadas, está presente o “point cloud”, sistema de coordenadas tridimensional que possibilita a representação externa de um objeto, e neste caso, irá proporcionar perspectivas volumétricas dos vídeos, garantindo uma imersão ainda mais real. 

Além da parte técnica, perguntamos pro Caio o que os fãs podem esperar musicalmente desta primeira edição virtual da Gop Tun: 

“A gente vem de cerca de três meses em casa, parados, ou tocando numa live individualmente, ou brincando com coisas aqui e ali. Mas acho que o interessante é que durante esses três meses o que a gente pesquisou de música, o que temos de coisa nova, é enorme. Nesse sentido, o público pode esperar uma pesquisa musical nova, mas obviamente com a vibe do Gop. A festa vai acontecer numa sexta-feira à noite, a pegada vai ser de pista, muito dançante, e acho que vamos acabar tocando todos os estilos musicais como a gente costuma fazer quando temos tempo pra explorar”. 

A Gop virtual também contará com um espaço dedicado a instalações artísticas, e nesta primeira edição, o ambiente promovido pela TNT Energy Drink conta com uma obra assinada por Igi Ayedun, artista multimídia e fundadora da residência-galeria de jovens artistas latino-americanos HOA ART. 

Partindo para o Gop Shop, o usuário poderá encontrar mais de uma opção de interação. Além do chat para se comunicar com os demais participantes – e que estará disponível em todos os ambientes da festa -, haverá venda de camisetas exclusivas e até um serviço delivery de bebidas a um preço bem acessível. 

Mas é também na loja da Gop que a parte mais importante da festa vai estar disponível: o link para doações voltadas à campanha Gop Tun Ajuda. Para a primeira edição, a entidade escolhida é a ONG Anjos da Noite, que atua no Centro de SP há mais de trinta anos, ajudando por semana cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade.