4Estações – O Novo Dance da Baixada Santista

// mai-2020

Se criar todas as condições necessárias para realizar uma festa de música eletrônica dentro da imensa região metropolitana de São Paulo já não é das tarefas mais fáceis, imagine como seria em uma região litorânea, de população 6 vezes menor e que, além das opções limitadas de locações, ainda precisa lidar com a falta de conhecimento e desconfiança dos moradores locais em relação a este tipo de evento.

Este seria um cenário desafiador o suficiente para impedir que os amantes de e-music do litoral paulista fizessem suas próprias festas. Mas na prática, não é o que acontece.

Há alguns anos, um movimento vem se erguendo na Baixada Santista, região que engloba os municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Bertioga. DJs e produtores de eventos locais mobilizam-se para disseminar um estilo mais aprofundado de música eletrônica e construir uma cena sólida o suficiente para se sustentar sozinha, sem depender de que as pessoas desçam a serra para lotar as suas festas.

Diretamente inspirados por outros coletivos de sua região, em 2019 os amigos Samuel, Felipe e Renan uniram forças para criar a 4Estações, festa que logo em sua primeira edição, conseguiu a façanha de reunir um público de aproximadamente mil pessoas — número invejável até para eventos independentes da Grande São Paulo.

Sobre

  • Fundação: 2019
  • Original de: Santos, SP
  • Vertentes: House, Techno, Minimal, outros

Membros

  • Samuel de Castro / Felipe Dutra / Renan Oliveira